Tá difícil… reservar passagem para idosos

                        onibus

José Augusto, de São Paulo/SP, reclama da dificuldade no atendimento da empresa de ônibus Reunidas Paulista, que obriga o idoso a comparecer pessoalmente para reservar a passagem gratuita a que tem direito por lei em viagens interestaduais:

Um ex-ministro da previdência chocou o mundo ao convocar aposentados para recadastramento, pessoalmente, nos postos do INSS. Quando as empresas obrigam os aposentados a ir até os guichês para reservar os bilhetes, não está cometendo a mesma crueldade?

A empresa Reunidas Paulista, por exemplo, não aceita que um terceiro reserve bilhete para o idoso viajar, ou seja, o próprio idoso precisa ir até o guichê. A pergunta é: pra quê? Por capricho, para dificultar a vida de quem já tem uma vida muito difícil, como é o caso de uma parente minha que anda com dificuldade? Não basta que o idoso apresente os documentos necessários no ato da viagem?

53 Responses to “Tá difícil… reservar passagem para idosos”


  1. 1 manoel lucena de melo '25/08/2012' às '15:49'

    minha mae tem 61 anos de idade e gostaria de saber si tem direito a passagem gratuita de saõ paulo para o nordeste

  2. 2 mauro rakauska '16/03/2012' às '18:58'

    Sou aposentado com idade 65 anos.
    Quais são os procedimentos que deverei seguir para adquirir a “Carteira ou Autorização”, para eu viajar de ônibus, gratuitamente dentro do Estado de São Paulo?
    Atenciosamente, Mauro Rakauska.

    • 3 Valdeci '11/06/2012' às '20:08'

      Prezado amigo, ainda não foi aprovada a lei de passagens gratuitas para o idoso dentro do estado de São Paulo, foi aprovada sim, de um estado para outro . OK?

  3. 4 Katia Pinheiro - Cachoeirinha SP '02/02/2012' às '23:16'

    Fui comprar uma passagem de Ônibus do Tiete São Paulo para Bebedouro /SP gratuita para minha mãe de 73 anos e a atendente da Danubio Azul Turismo da Rodoviária Tietê disse que mesmo sendo idosa ela tem que pagar total a passagem que só tem esse beneficio fora do estado de São Paulo então achei um absurdo será que alguém pode me esclarecer está dúvida. Ou vou ter que buscar na justiça esse direito.

    Grata

    Kátia Pinheiro

    • 5 Valdeci '03/02/2012' às '11:22'

      Katia, bom Dia olha eu tambem ja passei por esse constrangimento, e procurei me informar nas fontes seguras, a gratuidade e para onibus Urbanos e interestaduais, dentro do estado ha uma lei que esta sendo analizada, mas por enquanto ainda não foi aprovada, espero que isso aconteça muito em breve, por enquanto não ha meios que resolvam. Abçs.

      • 6 Ade '16/07/2012' às '15:07'

        a gratuidade do bilhete de passagem para idoso está em vigor sim, desde o estatuto do idoso, e é regulamentada através do decreto Nº 5934 de outubro de 2006.. apenas nao se aplica em caso de viagens aéreas..

    • 7 marcos brito '24/06/2012' às '19:59'

      por enquanto so vale a lei sobre transporte interestadual e municipal, ja o estadual as empresa entraram com açao contra a lei e esta sendo analizada mas porque sera que no parana vale a lei estadual ? vamos aguardar.

  4. 8 Glória '07/11/2011' às '11:42'

    Gostaria de saber se tem alguma empresa de ônibus que faz a linha de Vitória da conquista a jales sem baldiacao, e quanto mais ou menos está a passagem, e quais os dias da semana. Muito obrigado.

  5. 9 erwin '29/09/2011' às '9:16'

    não vejo nenhum idoso no onibus não sei como.pode estar ocupado prinsipalmente em jaragua do sul

  6. 10 José Aparecido de Araújo '30/05/2011' às '14:18'

    Boa tarde!

    Minha sogra tem 65 anos de idade e eu gostaria de saber quanto sai a passagem dela de onibus para Andradina, Ilha Solteira ou Itapura.

    Grato

    Aparecido

  7. 11 rosi maua '29/05/2011' às '0:22'

    minha mae vem pra sao paulo a cada 3 e 6 meses e qndo vou tirar a passagem dela a cuitada tem que ir junto nao sei pra que.eu moro em maua e ela vem de andradina,imagina sair de maua para a barra funda pegar trem e onibus sendo que ela tem problemas de saude como problema de coraçao submeter uma pessoa idosa a fazer toda esse esforço.e ainda fala que a passagem é de graça e qndo chegamos no quiche minha mae tem que pagar um taxa de 15.00 reais entao nao ´´é de graça.que absurdo …

    • 12 Sandra '10/02/2012' às '18:31'

      querida a passgem é gratuita, o que ela está pagando é apenas o seguro, que para os outros passageiros este valor já vem incluso no valor da passagem

  8. 13 rosi '29/05/2011' às '0:20'

    minha mae vem pra sao paulo a cada 3 e 6 meses e qndo vou tirar a passagem dela a cuitada tem que ir junto nao sei pra que.eu moro em maua e ela vem de andradina,imagina sair de maua para a barra funda pegar trem e onibus sendo que ela tem problemas de saude como problema de coraçao submeter uma pessoa idosa a fazer toda esse eforço.e ainda fala que a passagem é de graça e qndo chegamos no quiche minha mae tem que pagar um taxa de 15.00 reais entao nao ´´éde graça.que absurdo …

  9. 14 TÂNIA CRISTINA VIGOLA '10/01/2011' às '18:39'

    Boa Noite

    Minha mãe foi comprar passagem para ir de são caetano do sul par praia grande e foi informada pela viaçãoexpresso oriente que para dentro do estado a mesma não tem direito, e pela viação cometa que teria que pagar a metade, mas há vagas.
    O que devo fazer ?

  10. 15 celso '17/10/2010' às '13:02'

    tenho 70 anos de idadade vou uma vez por semana para ubatuba ida e volta chego na rodoviaria nunca tem passagem para idoso o que fazer, gostaria de saber tambem que quando um idoso vai com,prar passagem e nao tem naquele horario os dois lugares para idoso a vendedora de passagem é obrigada pelo menos dar 50% de desconto. gostaria de receber as respostas acima. celso

    • 16 marcio '18/02/2011' às '16:39'

      Se, caso a empresa já houver fornecido as duas gratuitas no carro convencional, ela é obrigada a fornecer o desconto de 50% mas só se tiver vaga no carro.As passagens gratuitas podem ser solicitada até 30 dias antes.O que acontece é que quem pede com antecedência tem melhores chances de conseguir.

      Qualquer dúvida ligue para o 0800610300 da ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres) e denuncie os abusos ou falta de respeito com os seus direitos.Abraços.

  11. 17 alexandre '13/09/2010' às '17:03'

    minha mãe estava em calds novas goiás, e foi reservar sua passagem para voltar para patos de minas onde mora, e o único ônibus que faz essa linha é um da empresa UNIÃO, que sai da cidade de palmas no tocantins e vai para o rio de janeiro – RJ, mas o atendente do glichê da empresa união disse que não era possível porque os dois assentos segurados por lei já estavam ocupados, mas um desses assentos só seria ocupado na cidade de patos de minas onde a minha mãe mora, e o õnibus iria com a poltrona vazia até lá, e ela foi obrigada a pagar meia passagem.
    gostaria de saber se isso é LEGAL, pois direito é direito

  12. 18 aline '24/06/2010' às '10:18'

    O idoso tem o direito de escolher o dia da passagem?

  13. 19 elvira leporini '22/05/2010' às '14:55'

    Ola;GOSTARIA DE SABER PORQUE O IDOSO NÃO TEM DIREITO DE UMA PASSAGEM GRATUITA DE ONIBUS DE CIDADE A CIDADE NO MESMO MUNICIPIO.AGUARDO UMA RESPOSTA….

    • 20 celeste aida gesteira paiva '13/07/2012' às '12:19'

      esta tambem é minha luta, pois por exemplo, na bahia voce nao cnsegue viajar gratuitamente, dntro do msmo stado, e nem sequer forncem os 50%. temos que lutar.eu sou quem criou esta pagina, celste aida

  14. 21 liliane '10/03/2010' às '12:58'

    ola boa tarde minha mae gostaria de ir pra vitoria visitar meu tio ela ja é de mais idade (idosa) o que precisa fazer pois tem passagem mais barata ou gratuita pra idoso como proceder

  15. 22 rodrigo '24/02/2010' às '7:17'

    Bom dia Silvana, olha voce ja deve ter conhecimento da lei certo?
    voce ja procurou quantos idosos como a sua mae, querem utilizar esse direito? entao se voce chega no guihe, pergunta para que dia tem a passagem do idoso, ele diz que para este mesm nao tem, nao é por que nao esta cumprindo a lei, é por que tem outros idosos que ja marcaram na frente, aí aculpa nao é da empresa e sim sua e da sua mae que deixam para marca a passagen no dia da viagem, por ex: Se sua mae for viajar no dia 01 de maio o correto seria ela marca essa passagem 01 de abril,

  16. 23 jessé costa '15/02/2010' às '9:53'

    meu pai e minha mãe mora em Goias e gostaria de saber onde encontrar as passagens de são paulo á goias

  17. 24 Eliene Santos '15/01/2010' às '18:19'

    meu pai tem 65 anos gostaria de saber como faço para conseguir uma passagem de ônibus para o estado de Aracaju.

  18. 25 Cléa E.Oliveira '11/10/2009' às '19:36'

    Boa Noite,minha mãe (que está com 84 anos) reside em Arraial do Cabo e precisa vir ao médico constantemente na Cidade de Itaperuna-rj,mas,sempre encontra dificuldades ao reservar sua passagem,para facilitar,minha irmã não poderia levar os documentos dela e fazer essa reserva?E bastante complicadoi ela ter de se deslocar ate a rodoviária so para esse procedimento,ela tem bastante dificuldade em se locomover.A empresa que faz essa linha e a 1001,que agora so faz a linha Itap/C.frio e vice versa,cortaram a ida ate Arraial,um funcionario da empresa me informou que estava gerando custos para a empresa,isto sem falar que a passagem era mais cara para seguir ate Arraial,logo pergunto,que despesa?Aguardo a resposta.
    Obrigada,
    Cléa

  19. 26 Irene '14/09/2009' às '17:52'

    Todas as vezes que procuro passagens para minha mãe, com mais de 70anos, não tem o que está acontecendo?.Quando será que vamos cumprir a lei hem.
    Mas se eu for com a polícia com certeza ai tem.
    Estou aguardando, vou certamente tomar as devidas providências.
    A lei será cumprida mesmo que seja registrando uma reclamação no procon.
    Irene

  20. 27 IVANETE GONÇALVES '20/08/2009' às '15:20'

    como faço pra agendar passagm gratuita para dois idosos com mais de 65 anos,os dois querem muito voltar pra sua cidade de origem.

  21. 28 maria de jesus '08/07/2009' às '14:06'

    meus pais querem viajar do ceará para o piaui pela guanabara(onibus) os dois tem mais de 65 anos. quais os direitos e os beneficios que a idade lhes reserva?

  22. 29 Daniel linard '04/05/2009' às '9:38'

    porque não consigo passagem de são paulo para rosana-sp gratuitamente para minha vó que tem a carteira idoso

  23. 30 daniel '18/04/2009' às '9:52'

    PORQUE NAO TEM PASSAGEM ENTRE CIDADE DO MESMO ESTADO AO IDOSO GRATIS?

  24. 31 Catiana clarisse '25/03/2009' às '4:01'

    Gostaria de saber como faço para conseguir passagem para a minha mãe que tem 65 anos de graça,ela mora em Iguaba Grande e tem que vim ao Rio duas vezes no mês e voltar,isso é para que ela tenha acompanhamento médico.
    Graças a Deus ela se encontra bem,mais infelizmente não tem esse dinheiro todo para ir e voltar,pois ela tem que chegar bem de manhã no médico e spera a vez,logicamente que passar o dia todo la e só volta depois de dois dias.

  25. 32 Hélen '23/03/2009' às '16:28'

    Gostaria de saber qual o procedimento à ser feito para conseguir passagens de graça para minha mão, que ja tem mais de 60anos.
    Qual orgão tenho que procurar….

  26. 33 sefora '13/03/2009' às '16:57'

    idoso tem direito a viajar de graça de um estado para outro?

  27. 34 marlucia maria de jesus '05/03/2009' às '23:18'

    isso não me surpreende aque no brasil só se consegue depois de muita luta. por isso temos que continuar buscando nossos objetivo sem desistir.

  28. 35 Quasimorto '23/01/2009' às '15:06'

    Muito complicado conseguir o que a Lei ou Estatuto do Idoso concede o direito de viajar pelo Brasil sem pagar. Chegando ao guiche fui informada que não havia mais passagens gratuitas para os próximos 30 dias. Excluindo essa possibilidade, solicitei a emissão de uma passagem para março de 2009, ou seja, 40 dias depois. O agente agora informa que só pode emitir passagem para idoso somente com menos de trinta trinta dias de antecedencia. Tudo para dificultar. Sugiro revogar essa Lei. Somente os espertos estão se beneficiando. DEUS nos ajude.

  29. 36 Gilza Helena '07/01/2009' às '12:16'

    Quero saber como conseguir passagem Gratis, para idoso de 80 anos , com destino Campos dos Goytacazes /Sto Antonio de Padua?

  30. 37 BRUNA '30/12/2008' às '15:16'

    OI EU QUERO SABER COO FAÇO PRA CONSEGUIR A PASSAGEM PARA IDOSO DE MAIS DE 65 ANOS PARA VIAJAR DE GRAÇA?

  31. 38 SILVANA SPADACINI '29/11/2008' às '20:46'

    mas tudo bem vou tentar comprar amanha, se nao der certo, farei um boletim e darei continuidade, vou no procon e assim por diante, o que nao podemos e ficar quietos, temos trabalho sim, mas temos que colocar a boca no trombone sim, vamos la pessoal…denunciar esse povo que nao cumpre a lei…….

  32. 39 SILVANA SPADACINI '29/11/2008' às '20:43'

    na empresa andorinha, ja mandei 3 email, e eles nao respondem nenhum, pergunto como faço para comprar as passagens para meus pais e eles nao respondem, isso significa que nao querem facilitar, leis q nao funcionam, isso nao e novidade, mas quando eles se reunem para discutir seus salarios, rapidinho sae, agora no fim do ano, ja começam fazer as seçoes extraordinarias para ganhar mais, e assim caminha a humanidade,

  33. 40 cintia '24/11/2008' às '20:46'

    meus pais precisar vir para vsao paulo mais as empresas estao alegando que nao tem passagem para eles vir em nenhuma empresa o que faco sendo que comprei a da minha filha para vir com eles,na hora que comprei eles disseram que estava reservado e agora ja nao tem mais sendo que tem o que devo fazer para consegui esta passagem

  34. 41 celeste aida gesteira paiva '07/11/2008' às '22:57'

    A maioria das empresas dificultam ou negam as passagens de idosos, n Rio de Janeiro.A Aguia Branca, para Vila Velha , BelTour, uma vez coloquei a Bel Tour na justiça para conseguir passagens para Monte Siao, algum gerente veio logo querendo fazer acordo, oferecendo as duas passagens, ida e vlta. Quando cheguei ao guiche, nada diss ocorreu, tive que brigar, e assim mesmo so me deram a de ida, alegando que eu pegaria a de volta lá. Quando cheguei a Monte Siao, para vltar n mesmo dia, tive muita briga pela frente, e apos ameaçar de chamar a policia, pois estava com o acrdoda justiça na mao, mandaram que motorista me desse a passagem e aqui deveria toma-la de mim, achei tudo uma farsa, desrespeito total.Recentemente fui vítima de mal atendimento pela 1001 em Cabo Frio, só para trocar local de embarque, me cobraram a taaxa de embarque duas veses. Os onibus da cidade estao retirando os b ancos da frente para que o idoso na viage com a carteira de identidade, tudo um verdadeiro absurdo.

  35. 43 Alexandra '25/08/2008' às '20:48'

    Pois galera essa pouca vergonha não é só da dessa empresa de ônibus não,fui comprar a passagem com meu avô de 80 anos, para ele viajar para cidade de Jales não consegui pois a empresa Itamaraty só disponibiliza um único horário para viagens do idoso as 10:00hs da manhã,para reservar essa passagem só para daqui a 30 dias,quanto o desconto de 50% também só para esse mesmo horário você só pode retirar 12 horas exatas antes da viajem,moral da historia acabei pagando passagem integral ai ninguém colocou empecilho nenhum esse é o Brasil.

  36. 44 Ventura Picasso '29/07/2008' às '19:42'

    Quero saber qual a lei que me IMPEDE de comprar 1/2 passagem no federal Três Lagoas/São Paulo antecipadamente. Qual orgão que fiscaliza o embarque dos passageiros; como ter certeza de que os dois lugares para aposentados estão realmente ocupados (por aposentados).
    Sealguém souber faça contato: picasso.v@uol.com.br
    http://www.picassoventura.blogspot.com – Reflexões do Ventura – jornalista

  37. 45 Ventura Picasso '29/07/2008' às '19:28'

    Eu quero saber qual a lei que me inpede de comprar a 1/2 passagem no federal Três Lagoas/São Paulo antecipadamente. Aproveito para perguntar qual o órgão que fiscaliza o embarque dos passageiros; como ter certeza de que os 2 lugares para aposentados estão realmente ocupados.
    Se alguém souber fazer contato: picasso.v@uol.com.br
    Grande abraço a todos.

  38. 46 Elenice Gonçalves '17/07/2008' às '14:31'

    Minha mãe tem 65 anos e quer viajar de onibus para Vitoria da Conquista – Bahia. Gostaria de saber se ela tem desconto e de quanto? Moro em Praia Grande onde poderia estar comprando a passagem? De quanto é o desconto caso tenha? Desde já obrigada.

  39. 47 Ari '03/05/2008' às '15:48'

    referente reservas e documentos do inss foi feito uma norma para comprimento da lei, como sempre os boms pagam pelos maus feitores, masmo com toda essa tremenda burrocracia ainda ha pessoas se aproveitando desta lei do isoso pra se tirar proveito.

  40. 48 Ari '03/05/2008' às '15:41'

    Não, este beneficio foi concedido para linhas controladas por orgão fedeireis, digo linhas entre estados, portanto linhas que correm dentro de um estado ou municipio não se encaixam nesta lei.
    -que se diga de passagem foi uma tremenda ousadia politica de nosso amigo presidente para se eleger.

  41. 49 MARIA EUGENIA '25/02/2008' às '14:05'

    gostaria de saber se a validade da passagem do idoso e para todo o estadfo

  42. 50 Aparecido ( Itapevi ) '23/01/2008' às '15:48'

    >Critica construtiva ou Sr marcos da Empresa Reunidas.
    >O iodoso tem dificuldade p/ se locomover.
    >Isto não quer dizer que ele não pode viajar.
    >O que tem que ser feito é facilitar a vida dos idosos.

  43. 51 Marcos '05/11/2007' às '17:01'

    Olá sou agenciador da reunidas e gostaria só de fazer uma pergunta.Porque que para o idoso comprar a passagem ele não pode ir até o guiche, pois ele é idoso, mas para ir viajar ele ( o idoso ) pode ir a rodoviaria para embarcar sem nehum problema.

  44. 52 maria unbilina da silva '03/07/2007' às '9:07'

    olá.
    minha sogra é iddosa 78 anos ,gostaria de saber se cada vez que ela viajar, ela precisa ir ao inss pegar uma autorização e se a mesma pode servir para outras viagens.
    outra pessoa pode agendar a passagen ou precisa da presença dela para agendar a passagem.
    posso comrar ou agendar pela internet.
    ela vai viajar com o filho que é deficiente e quero saber se ele pode agendar para os dois no mesmo dia,eles tem que viajar juntos porque ela é idosa.
    para quanto tempo vale esta autorização.
    aquardo respostas na certeza de ser atendida.
    obrigada .
    celia gonçalves da silva

  45. 53 José Augusto '03/05/2007' às '17:41'

    Fui até o guichê da Reunidas Paulista reservar passagem especial para minha parente que já é idosa e não deveria pagar a passagem. O ônibus que faz a linha Três Lagoas/São Paulo não entra na cidade dela, onde eu estava, e por isso ela precisa tomar a condução em Araçatuba. Primeiro, o funcionário me informou que não havia mais passagem gratuita e depois o que considerei muito mais grave ainda: caso minha parente desejasse viajar pagando metade do bilhete (medida adotada em caso de esgotamento dos dois bilhetes gratuitos), ela deveria se deslocar até Araçatuba. Como existe apenas um horário desse ônibus, por dia, minha parente precisa comprar a passagem com antecedência, ou seja, ela precisa ir da cidade dela até Araçatuba e voltar para comprar a passagem e depois, no dia da viagem ela precisa ir novamente à Araçatuba para tomar o carro para São Paulo. No monitor o funcionário me mostrava que havia lugar no carro mas disse que não poderia fazer nada. Indignado, eu tinha uma convicção: deveria estar havendo algum engano. Não era possível aquilo ser de verdade em plena era da tecnologia. Pedi o telefone da empresa (0300 210 3000), liguei e… o funcionário estava correto!!! Minha parente, uma senhora de quase 70 anos, deveria mesmo viajar 180 km, aproximadamente (ida e volta) para comprar a passagem. Se quiser viajar. Senão, fica onde está e não passa pelo médico em São Paulo, algo que ela precisa fazer com alguma freqüência.


Deixe uma resposta

Participe do Tá difícil!

Mande um e-mail, se possível com foto ou vídeo, para fale@tadificil.com.br, dizendo o que está difícil de usar e em que cidade você mora.

De olho no que tá mais fácil

Quando uma empresa nos avisa que resolveu uma dificuldade nós colocamos na categoria "Tá mais fácil". Veja quem está lá

Categorias

Usabilidade e Experiência do Usuário

Tá difícil… é notícia

O Tá difícil... e a Usabilidade ganham espaço na mídia. Veja:
Folha de São Paulo
Rede Globo
TV Cultura
Estadão
O Globo
Rádios

Posts por mês


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 78 outros seguidores

