Tá difícil… usar o freio de mão do Fiat Palio

fiat

João, de São Paulo/SP, reclama de uma dificuldade para usar o freio de mão quando o banco do passageiro está numa posição mais para a frente:

Comprei o Fiat Palio Fire Flex Celebration em Fev/07. Em Mai/07, pela primeira vez, precisei trazer o banco dianteiro do passageiro para frente, pois precisava liberar espaço atrás. Após me acomodar, liguei o carro e baixei o freio de mão para poder sair; nesse momento minha mão direita ficou presa entre a alavanca do freio de mão e a alça de nivelamento de inclinação do banco do passageiro, que fica do lado esquerdo deste banco. Meus dedos ficaram espremidos ali.

Passado um tempo que estava dirigindo, tive que parar em uma ladeira e conseqüentemente acionar o freio de mão; não me recordava desta falha no carro, e na hora em que puxei o freio de mão, meus dedos ficaram presos outra vez.

Fiz uma reclamação no Procon e recebi do departamento jurídico da Fiat a resposta de que o veículo foi analisado e está dentro de suas características normais de uso e funcionamento. Esperava que a Fiat tomasse outra atitude, que assumisse o erro e resolvesse o problema, que é um problema de projeto.

Sei que é difícil pronunciar-se frente a uma empresa multinacional, que tem muitos recursos e força para se proteger, mas se ficarmos omissos, convivendo com situações de dificuldade de uso, sem nos pronunciarmos, sem fazermos objeção, sem cobrarmos por melhorias, como iremos evoluir?

13 comentários sobre “Tá difícil… usar o freio de mão do Fiat Palio

  1. Um membro da comunidade “Fiat Siena”, no orkut, falou desse problema no seu Siena 2011. Me parece que houve aí uma falta de interesse da FIAT em resolver um problema conhecido desde 2007 (talvez até antes), ou seja, negligenciou um problema que pode significar comprometimento de segurança em algumas situações. É lamentável que a FIAT não se disponha a resolver esse problema.

  2. Eitaaaa… e eu achava que era só comigo!!! O meu marido tinha um pálio e quando eu o dirigia, sempre quebrava minhas unhas ao puxar o maldito freio de mão!! A unha sempre batia na alavanca do banco! É mesmo uma porcaria!!!!!

    Aproveitando o ensejo, alguém já ouviu dizer que puxar o freio de mão escutando os estralinhos estraga o freio de mão?? É que meu marido me dá altas broncas dizendo que isso estraga o freio! Ele sempre puxa o freio apertando o botão, ou seja, nao escuta os estralos! Eu nunca vi ninguém, além dele, fazer isso!!!! Vcs sabem me responder se estraga mesmo ou se é frescura do meu marido?!!!

    • Renata, eu não diria “frescura”, diria que é um exagero. Os estralos servem de orientação também, normalmente, ao puxar o freio de mão, devemos ouvir uns 4, 5 estralos. Acima disso pode significar um comprometimento do freio de mão. Eu sugiro a você que, se não quiser ouvir aquele barulho chato, aperte levemente o botão. Assim você ouve os estralos, porém não tão altos.

  3. Eh parece que o problema é serio né pessoal, estava exatamente procurando um palio 2007 ou 2008 mas acho que vou desiste desta marca e partir mesmo para o Gol.

  4. Também tenho o mesmo problema!!! Não é só isso o meu veio com o vidro mau colocado, pedaços de plásticos no painel. Um carro de R$ 32.000,00 não precisava ser tão ruim.

  5. eu machuquei duas vezes a minha mão jah.
    tem que deixar o banco bem para tras para não machucar a mão ao puxar o freio de mão.
    que erro de projeto!

  6. concordo com todos , tive o mesmo problema e só fui descobrir depois de 3 meses com o carro !
    alguém conseguiu alguma resposta positiva sobre isso?

  7. Boa Noite Pessoal…

    Pois eh …ta complicado….quase fiquei sem dedo!!!!

    Meu anel prendeu no regulador do banco…e ta doendo muito…

    Sempre me machuco , mas hoje foi a gota d’agua…

    Vou reclamar e iar a Justiça se necessário…um absudo!!!

  8. Vindo da Fiat, este procedimento não é novidade. Tenho uma questão principal pendente e outra secundária, envolvendo a Fiat e a concessionária Barigui Veículos de Curitiba. Apesar da minha insistência, não consigo obter posicionamento de nenhuma das duas. Não sei até onde querem chegar com este silêncio todo, do tipo “estilo avestruz”.

  9. To no mesmo barco, quer dizer carro. Sempre fico com alguns machucados na não por causa desse erro de projeto. Vou fazer uma reclamação no Procon também.

  10. Tenho o mesmo problema!!! E só percebi depois de quase seis meses com carro. Até estão não hava dirigido com o banco do passageiro todo a frente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s