Tá difícil… atualizar o CPF

           CPF 

Ana, de São Paulo/SP, reclama das informações incorretas no processo de atualização do CPF:

Foi dose dupla: na mesma semana em que eu enfrentei o site da PF para tirar o passaporte novo, também precisei atualizar meu CPF, por conta da mudança de nome quando casei.

Primeiro você deve ir ao Correio, preencher um formulário enorme e pagar a taxa. Depois recebe uma cartinha dizendo para ir a qualquer posto da Receita Federal. Fui ao posto mais próximo da minha casa, mas chegando lá fui informada que não era o local correto.

Tive que ir até o Poupatempo, na Praça da Sé, e percorrer todo o lugar até descobrir que sairia de lá sem o documento. Depois de muita burocracia, senha, espera, o funcionário diz que o documento leva de 15 a 60 dias para chegar em casa, pelo Correio. É mais do que difícil!

29 comentários sobre “Tá difícil… atualizar o CPF

  1. Olá gostaria de tirar uma duvida meu cpf esta bloqueado ja paguei para pegar segunda via,mas como no primeiro esta com a data de nascimento errada creio eu q terei q comunicar na receita para poderem arrumar no sistema e assim chegar o outro,me tirem esta duvida.caso possa reclamar e e pedir a regularizaçao por telefone me avise .muito obrigado

  2. quero atualizar meu endereço para me cadastrar na nota fiscal paulista
    nao estou conseguindo como fasso. Por fala que sao os dados de 2007
    ja tentei mais nao consegui. me responda por favor

  3. por favor me oriente o que posso fazer para cadastra o meu cpf pois no de 2007 não cadastrei , ele pode ser cancelado me ajude . obrigado

  4. Não é possível atualizar o CPF pela internet. Veja a orientação da receita federal, extraída do site: http://www.receita.fazenda.gov.br/TextConcat/Default.asp?Pos=3&Div=GuiaContribuinte/CPF/

    “O que Fazer Para Alterar Dados Cadastrais no CPF?

    Para solicitar alteração dos dados cadastrais, procurar uma das Agências do Banco do Brasil, ou da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, levando:

    – O cartão CPF;
    – Documento de identificação(com filiação);
    – Título de eleitor (se houver);
    – Documento que comprove a alteração (ex.: certidão de casamento para comprovar alteração de solteiro(a) para casado(a), ou de casado(a) para solteiro(a), quando houver separação judicial, desde que esta alteração esteja averbada na própria certidão de casamento, etc.).
    Essa operação terá um custo de R$ 5,50.
    Observação: Não é necessária a comprovação de endereço para solicitar a alteração de endereço.
    Ao receber o cartão confira as informações impressas atentamente. Caso haja algum erro, mesmo que de uma letra ou número, procure o local onde se inscreveu para a correção. A taxa não será cobrada novamente.”

  5. QUANDO TENTO ATUALIZAR O CPF FICO COM DIFICULDADE DE INDENTIFICAR QUAL É O SITE CORRETO. HÁ VÀRIOS SITES EXIBIDOS NA PÁGINA QUE ACABAM CONFUNDINDO O INTERNAUTA POR CAUSA DO ESCESSO DE INFORMAÇÃO. GOSTARIA DE QUE ISSO FOSSE SOLUCIONADO POR ISSO PODE PREJUDICAR-NOS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s